quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Gênese

Ideocracia - do gr. ideos - idéia + kratein - poder. Regime de governo, baseado em um ideal ou ideologia, no qual todos os seus cidadãos podem participar com idéias, direta ou indiretamente, da finalidade da gestão pública.
Este trabalho tem como propósito promover o pensamento individual e coletivo para o foco abrangente do planeta e seus seres, através da adoção de critérios dinâmicos de organização da vida humana, orientados para a qualidade e eficiência das ações públicas e seus controles.

O objetivo é estabelecer um cenário futuro desejável e implementá-lo através de uma transição pacífica e de baixo impacto, amplamente discutida e desejada. O êxito do processo será uma pirâmide social muito menor, arredondada e achatada, dedicada a inverter o conceito de progresso, sem abrir mão de seus benefícios.

O ponto inicial será o resgate e efetiva aplicação do primeiro, pétreo e mais importante dos princípios: todos os seres humanos são iguais em dignidade, oportunidades, direitos e obrigações.

O segundo princípio, também pétreo, relaciona a humanidade ao meio em que está inserida: os seres humanos não são os únicos destinatários do Planeta Terra, mas somente eles tem a capacidade de destruí-lo ou conservá-lo. Nosso planeta deve ser tratado como um ser vivo, como na Teoria de Gaia.

Utopia é um termo criado por Thomas More, para servir de título para um de seus livros, escrito em torno de 1516, que se passa num lugar novo e puro onde vivia uma sociedade perfeita. Vários historiadores afirmam que a inspiração desse lugar veio das narrações extraordinárias de Américo Vespúcio sobre a ilha de Fernando de Noronha, avistada em 1503.

Nenhum comentário:

Postar um comentário